31 de outubro de 2023

A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL NA COMUNICAÇÃO

Para começar vamos entender o que é a Identidade Visual de uma empresa e como ela pode favorecer ou até mesmo atrapalhar os objetivos da marca.


Todas as empresas possuem histórias e premissas que elas se identificam, através da sua declaração institucional como missão, visão e valores ou até mesmo pela própria história da fundação, dos objetivos do proprietário, dos seus sonhos etc.


Se os propósitos e valores de uma empresa seguem algo mais formal, é necessário que sua identidade visual siga essa linha, ou então, se ela segue um estilo mais moderno e inovador, então é necessário transmitir isso na elaboração da identidade da marca.


Afinal, a empresa precisa transmitir ao seu público alvo exatamente a imagem pela qual quer ser reconhecida, e antes de tudo uma imagem verdadeira, para que aquilo que é vendido seja realmente entregue ao cliente.

A transparência na comunicação deve ser um dos fatores fundamentais na construção da imagem da marca.

A identidade visual (na prática)
Ela consiste em elaborar o nome, logotipo, fonte, cor, aspectos visuais e claro, ter seu estilo próprio. Como citamos acima, a identidade visual é como você quer transmitir sua “aparência”, se tornando um dos pilares de uma empresa no processo de comunicação.


Os benefícios para a marca, se comunicado de forma correta:
Vale lembrar, que apesar da identidade visual de uma marca ser de suma importância, ela também constrói uma aparência através do produto ou serviço que a empresa oferece.
A imagem que transmitem diante desses pontos se tornam tão importantes quanto. Não adianta possuir uma ótima identidade visual e um processo de comunicação eficaz, se o produto ou o serviço não se correspondem.

O resultado de uma boa identidade visual não vem do dia para a noite, é necessário construir o conhecimento da marca através da gestão da comunicação, sempre investindo nas estratégias dessa relação com o público, respeitando o tempo necessário para a construção da confiança do comprador.

Um processo de construção de marca deve considerar sempre a estratégia, a ação e a frequência.

Mantenha sempre as ações de comunicação com seus clientes, tente estar por perto quando ele precisar, se dedique a ajuda-lo mesmo que não faça parte da sua função. Certamente isso será reconhecido e pode gerar uma forte sensação de confiabilidade e aliança entre vocês, como indicações para possíveis novos negócios.


Gerencie sua marca, isso permitirá com que tenha rápidas respostas para mudanças no mercado.

Garantindo assim, a sua permanência em possíveis reviravoltas, como crises de mercado e situações inesperadas.


Uma Identidade Visual bem projetada pode trazer ótimos resultados.

Conclusão:
A Identidade Visual é uma parte primordial da sua empresa.

Se desenvolvida dentro do contexto que respeite os propósitos e valores da marca, ela ajuda a empresa a crescer e conquistar o mercado.

Acreditamos que cada projeto cria conexões significativas entre marcas e seu público

  ENTRE EM CONTATO